terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Jogos em sala de aula

Jogos retirados de:
 
http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/81/imprime194509.asp


Essa atividade foi criada pela coordenadora Mônica Dorsa e visa trabalhar a multiplicação (tabuadas do 2, 3 e 4).
1. Com uma caixa de papelão pequena e aberta, prepare a base do tabuleiro. Utilize imagens de uma ilha ou desenhos para fazer o fundo.
2. Produza três tabelas (conforme abaixo) e inclua o desenho de um paraquedas na primeira coluna de cada tabela. Exemplo:
3. Cole as tabelas no tabuleiro e encape com papel contact transparente.
4. Também com papelão e papel colorido, construa um dado com faces contendo os números 2, 3 e 4.
5. Divida a turma em trios e, com um botão grande ou um pino, faça três marcadores. Distribua um para cada jogador para que coloquem em paraquedas.
6. Para iniciar o jogo, o aluno deve lançar o dado e verificar se um dos números da sua fileira é múltiplo do valor obtido no dado.
7. Cada jogador poderá movimentar o seu marcador apenas uma casa em cada jogada, para frente ou na diagonal.
8. Ganha o jogo aquele que primeiro chegar à sua última fileira, conseguindo, assim, encontrar a ilha do tesouro.



http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/81/imprime194509.asp




Bingo das operações (2º ao 5º ano)
1. Prepare uma tabela com diversas operações. Aumente o grau de dificuldade de acordo com a faixa etária do aluno.
2. Recorte cada operação e coloque-as em uma sacola.
3. Em papel cartão, faça cartelas com números diferentes, de forma que alguns resultados das operações propostas apareçam nas tabelas.
4. Distribua as cartelas para os alunos e botões para que possam marcar os números.
5. Sorteie as operações e "cante" para os alunos.
6. O aluno deverá efetuar mentalmente o cálculo e verificar se o resultado aparece na sua cartela. Se aparecer, deverá marcar com o botão.
7. Vence quem preencher a cartela primeiro e gritar "bingo".


Jogo do mico (2º ao 5º ano)
1. Divida os alunos em duplas ou trios.
2. Prepare 22 cartas numeradas e 1 carta com a figura do mico.
3. Solicite que um jogador embaralhe as cartas e entregue seis cartas para cada participante.
4. O jogo começa com aquele que está à direita de quem distribuiu as cartas.
5. Ao receber as cartas, cada participante deverá verificar se consegue formar pares de cartas com multiplicação e seu resultado. Exemplo: 2 x 4 (desenho da carta "8").
6. Após abaixar seus pares, o jogador compra uma carta na pilha e verifica se a mesma vai ser útil. Depois disso, ele coloca suas cartas com a face para baixo na mesa e pede para que seu adversário retire uma delas.
7. O próximo jogador verificará se esta serve para ele (forma corretamente um par). A seguir, ele retira do monte uma carta e faz uma nova verificação.
8. O jogo continua até que as cartas do monte terminem. Quando terminarem, os jogadores só farão o movimento de pegar uma carta do adversário e verificar se esta serve para ele.
9. Caso o jogador retire a carta do mico, deve anunciar isso e permanecer com ela por uma rodada. Depois poderá misturá-la com as outras na esperança que seu adversário a retire.
10. Ganha o jogo aquele que acabar com suas cartas.Exemplos de cartas:


Trilha da divisão (4º ano)
Esse jogo trabalha a divisão e foi extraído do livro Cadernos do Mathema Jogos de Matemática, Vol. I, de Patrícia Candido, Maria Ignez Diniz e Katia Cristina Stocco Smole (Artmed Editora).
1. Prepare um tabuleiro com o desenho de uma trilha e dois marcadores (pinos ou botões).
2. Confeccione cartas em papel cartão no formato retangular com algumas operações. Exemplo:
3. Divida os alunos em duplas e embaralhe as cartas com a face voltada para baixo.
4. Cada jogador sorteia uma carta na sua vez, resolve a divisão e recoloca a carta no monte.
5. O jogador avança na trilha casa a casa a partir do resto das divisões que fizer. Se um jogador cair na mesma casa que seu oponente, ele deve voltar duas casas. Se o resto for zero, fica onde está até sortear uma carta que lhe permita avançar.





4 comentários:

Unknown disse...

Olá, Ana!
Sou Mônica Dorsa, criadora de alguns jogos que você divulga em seu blog. Parabéns por promover o ensino da matemática por meio de jogos e muito obrigado por ajudar a divulgar meu trabalho! Tudo de bom pra você.

Unknown disse...

Obrigada Mônica, Monica Lima Dorsa, você tem muito contribuído para o aprendizado com sua maneira lúdica e tornar o ensino da tabuada mais atraente.
Muita Paz!!!!!

Anônimo disse...

Lol


Unknown disse...

Olá gostei muito desses tipos de jogos .