Pitágoras, filósofo e matemático grego, século VI antes de Cristo, criou a tabela acima, possibilitandol efetuar todas as operações de multiplicação existentes na velha tabuada. E tudo em um único lugar.
Para se calcular, por meio desta tabela, o produto de dois números, 4 x 3 por exemplo, basta localizar o multiplicando (4) na primeira linha e o multiplicador (3) na primeira coluna. O resultado do produto está no encontro da linha com a coluna.
Observe que alguns conceitos adicionais podem ser explorados a partir daqui:
O de uma composição tabular (matriz) - não estou dizendo que uma criança vá entendê-lo em toda a sua plenitude;
Mostrar que em uma multiplicação a ordem dos fatores não altera o resultado, fazendo a operação 3 x 4 diretamente na tabela;
Obter resultados de divisões exatas, claro dentro deste universo. Por exemplo: 12 : 4.
A tabuada de Pitágoras, é óbvio, deve ser utilizada dentro dos mesmos princípios didáticos e curriculares da tabuada tradicional, ou seja, após as devidas explicações do que seja uma multiplicação e uma divisão. No entanto, acredito que o uso da tabuada de Pitagóras tornaria, pelo menos, o aprendizado mais divertido.
A composição da tabela é bem simples: na coluna um encontram-se “os resultados da tabuada do 1″, na dois “os resultados da tabuada do 2″, e assim por diante.
Para se calcular, por meio desta tabela, o produto de dois números, 4 x 3 por exemplo, basta localizar o multiplicando (4) na primeira linha e o multiplicador (3) na primeira coluna. O resultado do produto está no encontro da linha com a coluna.
Observe que alguns conceitos adicionais podem ser explorados a partir daqui:
O de uma composição tabular (matriz) - não estou dizendo que uma criança vá entendê-lo em toda a sua plenitude;
Mostrar que em uma multiplicação a ordem dos fatores não altera o resultado, fazendo a operação 3 x 4 diretamente na tabela;
Obter resultados de divisões exatas, claro dentro deste universo. Por exemplo: 12 : 4.
A tabuada de Pitágoras, é óbvio, deve ser utilizada dentro dos mesmos princípios didáticos e curriculares da tabuada tradicional, ou seja, após as devidas explicações do que seja uma multiplicação e uma divisão. No entanto, acredito que o uso da tabuada de Pitagóras tornaria, pelo menos, o aprendizado mais divertido.
A composição da tabela é bem simples: na coluna um encontram-se “os resultados da tabuada do 1″, na dois “os resultados da tabuada do 2″, e assim por diante.
2 comentários:
Adorei o seu blog.
Muito interessante
Obrigada!
O objetivo é que possamos levar as nossas crianças à memorização da tabuada.
Se tiver alguma sugestão de atividades, ficarei muito grata!
Postar um comentário